Curso de Iniciação à Palhaçaria Hospitalar

 

Público Alvo:Pessoas acima de 18 anos que queiram capacitar-se para atuação na área de “Palhaçaria Hospitalar”.

Local:Espaço Plenitude. QE 19, Conjunto E, Casa 14 - Guará II.

Data:24 e 25 de fevereiro de 2018.

Horário:9h às 20h.

Carga horária:20h.

 

RELEASE / EMENTA DO CURSO

 

​          O foco do curso de “Iniciação à Palhaçaria Hospitalar” é o aprendizado de técnicas específicas da palhaçaria aplicada às ações em hospitais públicos, de modo a capacitar pessoas interessadas em atuar nesses ambientes.

Serão desenvolvidos jogos baseados nos princípios e tempos da comicidade, jogos de apoio, cooperação com outro, jogos de escuta, de improviso, de concentração, de foco, de consciência corporal, atenção, lateralidade e movimentação cômica, de ocupação espacial, desenvolvimento do estado de presença, fé cênica, exercícios de consciência corporal e vocal, exercícios respiratórios e, também, a criação de “tipos” e aprendizado dos tipos clássicos (o Branco e o Augusto).

 

O curso está dividido,metodologicamente, em fases:

 

         

BLOCO 1 “Minha história, meu riso”: Visa a sensibilização e desnudamento de medos, resistências e dores a partir do contato com o estado de graça, mobilizado por exercício lúdicos de ressignificação e transmutação dos processos íntimos de cada história pessoal em cenas cômicas;

BLOCO 2“A criança interior ainda vive !(?)”: Esta fase almeja provocar nos participantes o resgate do lúdico e da pureza do olhar da criança, reencontrando sua força de criação e de libertação da realidade consensual tantas vezes opressora e autoritária. Criação de cenas e números baseados no processo de criação coletiva e multiplicação cênica;

BLOCO 3“A palhaçaria clássica e a popular”: Introdução à aplicação de técnicas da palhaçaria clássica e popular no hospital. Introdução dos tipos clássicos: O “BRANCO” e o “AUGUSTO”. O autoritário e o bobo. Experimentação prática e entendimento da dinâmica da relação entre opressor e oprimido aliada aos tempos e ritmos cômicos próprios do humor da palhaçaria clássica e popular;

BLOCO 4“Atravessando o hospital”: Estudo da história da palhaçaria hospitalar e da aplicação das técnicas da palhaçaria clássica e popular no hospital. Simulação de situações reais do hospital e corretos procedimentos nos casos em que o (a) palhaço (a) se confrontar com episódios como, por exemplo, pacientes sendo higienizados, aplicações de injeções, os momentos das refeições, e, até mesmo, casos de óbito. Haverá também o aprendizado das noções de higiene (fundamentais para evitar se contaminar ou ser agente de infecção hospitalar).

 

Ao final de cada bloco se fará uma avaliação do processo e o estudo reflexivo sobre a prática com a turma.

 

Objetivos específicos:

 

  • Capacitar artistas de múltiplas áreas na linguagem da Palhaçaria com foco na palhaçaria hospitalar;
  • Valorizar a profissão Palhaço;
  • Aprendizado das especificidades das palhaçarias, clássica e popular;
  • Entendimento dos métodos de aplicação da palhaçaria clássica e popular dentro da perspectiva do ambiente hospitalar;
  • Introduzir os conceitos básicos da lógica do palhaço através do treinamento dos jogos e técnicas;
  • Aprendizados das gagues clássicas dos palhaços tradicionais;
  • Promover o intercâmbio entre as artes cênicas e circenses com a saúde, tendo como alvo o estudo do riso, do humor e suas implicações sociais, humanas e artísticas.

 

O curso, portanto, irá fomentar ferramentas para que os participantes possam atender pacientes de todas as faixas etárias e de todas as alas, exceto das UTIs e os casos de isolamento.

 

​Programação:

 

1º dia

 

9h às 9h30min:Café da manhã;

9h30min às 12h30min:Aplicação de jogos e dinâmicas acompanhados de explicações teóricas com foco nas ações previstas no Bloco 1;

12h30min às 14h:Almoço;

14h às 17h:Aplicação de jogos e dinâmicas acompanhados de explicações teóricas com foco nas ações previstas no Bloco 2;

17h às 17h30min:Lanche;

17h30min às 20h:Aplicação de jogos e dinâmicas acompanhados de explicações teóricas com foco nas ações previstas no Bloco 2.

 

2º dia

 

9h às 9h30min:Café da manhã;

9h30min às 12h30min:Aplicação de jogos e dinâmicas acompanhados de explicações teóricas com foco nas ações previstas no Bloco 3;

12h30min às 14h:Almoço;

14h às 17h:Aplicação de jogos e dinâmicas acompanhados de explicações teóricas com foco nas ações previstas no bloco 4;

17h às 17h30min:Lanche;

17h30min às 20h:Aplicação de jogos e dinâmicas acompanhados de explicações teóricas com foco nas ações previstas no Bloco 4.

 

ATENÇÃO: Levar seu próprio nariz de palhaço de preferência de látex, pois não machuca.

IR DE ROUPAS LEVES E CONFORTÁVEIS! LEVE ÁGUA!

​FORMAS DE PAGAMENTO

R$ 400,00 à vista (via depósito)

R$ 480,00 em 2 vezes no cheque ou cartão (http://mpago.la/yVgk)

Depósito

Ag: 3921

Operação: 013

Conta: 0003723-8

Caixa Econômica Federal

Favorecido: Dolores Alessandra Vieira Novais

Pagamentos com cheque:

Ligar e agendar encontro.

* Inscrição confirmada após pagamento

SÃO SOMENTE 20 VAGAS.

Será servido lanche*

Intervalo de 1h30 para almoço.

EMISSÃO DE CERTIFICADO.

INFORMAÇÕES: 61.981126126

(Camila Modicoviski- Produtora Executiva)

 

Site: www.gruposagradoriso.com

FanPage: https://www.facebook.com/SagradoRiso/

E-mail: gruposagradoriso@gmail.com

SAGRADO RISO é um grupo de circo teatro composto por sete artistas que atua desde 2005 no DF pesquisando a linguagem da palhaçaria (palhaçaria clássica e popular, mágicas e acrobacias) e do teatro através da criação de espetáculos autorais, visitas a hospitais e oficinas para o público infanto juvenil, adulto e não ouvintes. A história do grupo é traçada por caminhos para a expansão e renovação das artes circenses, buscando difundi-la e valorizá-la, em especial a arte da palhaçaria. Outras linguagens artísticas, como a dança e a música, também são trabalhadas dentro do grupo unindo-se ao estudo das tradições do circo brasileiro e às pesquisas contemporâneas sobre o circo e a linguagem do palhaço.

Cadastre seu evento

Publique gratuitamente seu evento no site Agenda Cultural Brasília

Cadastrar
Coberturas agenda.gif
Banner 3.gif
Sagrado Riso.gif