Programação do Bloco Ventoinha de Canudos - Orquestra de Pífanos - 2018

 

O grupo "Ventoinha de Canudo" foi formado no ano de 2004 como um bloco de carnaval, cujo nome, “Teu pai pifado é minha tia na banguela” representa bem o espírito de brincadeira e diversão que seus integrantes queriam somar ao carnaval de Brasília. Junto com a idéia de pular o carnaval e se divertir na Capital Federal, o grupo tem o intuito de valorizar, difundir e inserir permanentemente a cultura das Bandas de Pífanos à cena cultural da cidade.

Formado no início por sete músicos, sendo 4 tocadores de pífanos e 3 percussionistas (zabumba, caixa e prato), com roupas e chapéus colorido, o grupo contagia e envolve públicos de todas as idades com músicas alegres e dançantes.      

O repertório do grupo abrange uma variedade de estilos e temas representativos da cultura popular brasileira que caracterizam as bandas de pífanos, como cantigas anônimas de tradição oral, baiões, marchas, frevos, xotes, cirandas, além de obras compostas por seus integrantes e músicas de compositores e grupos consagrados de nossa música, como Luiz Gonzaga, Hermeto Pascoal, Banda de Pífanos de Caruaru, Sivuca, dentre outros.       

Desde sua formação o grupo vêm se apresentando em diversos movimentos culturais do DF, marcando presença em teatros,  feiras,  festivais e festas da cidade.       

Os integrantes do grupo receberam e ainda recebem influência de todos os ritmos brasileiros. Estudam e pesquisam as músicas regionais do país, com o intuito de aprender, valorizar e ajudar a manter vivo um patrimônio cultural capaz de nos revelar importantes aspectos de nossa identidade sociocultural.       

Ao divulgar esse tesouro de conhecimentos musicais, o Ventoinha de Canudo, almeja contribuir com a difusão da cultura brasileira e a formação cultural de Brasília. Indo contra a “pasteurização cultural” promovida por grande parte da mídia. E assim, procura manter viva a cultura popular do Brasil.


Os integrantes:

Dani Neri - Pífano

Davi Abreu - Pifano

Fernando Fernandes - Zabumba

Gabriela Tunes - Pífano   

George Lacerda - Caixa                 

Ivaldo Gadelha - Pífano   

Juliana Sarkis - Pífano

Laércio Pimentel - Pífano

Mariana Baeta - Triângulo

Pedro Tupã - Pratos

 

Programação Ventoinha de Canudo no Carnaval 2018:

SEXTA na praça do prazeres 201 norte no REJUNTA MEU BULCÃO as 20hs; 

SÁBADO no Conjunto Nacional, baile no FOLIA EM CONJUNTO das 15:30 às 18:30 (oficina de adereços carnavalescos para crianças das 12:00 às 15:00) 

DOMINGO no bloco da Tesourinha. Concentração a partir das 16:20 na praça da 410 norte!

TERÇA no bloco da Tesourinha. Concentração a partir das 16:20 na praça da 410 norte!

Cadastre seu evento

Publique gratuitamente seu evento no site Agenda Cultural Brasília

Cadastrar
Coberturas agenda.gif
Sagrado Riso.gif
Banner 3.gif