Bê a Bach

 

O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília - CCBB Brasília traz pela primeira vez à cidade o espetáculo infantil "Bê a Bach". Indicado para crianças a partir de 1 ano, a produção propõe uma experiência diferente ao introduzir a garotada no fantástico universo musical do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). A peça é resultado da união das premiadas companhias Furufunfum e Noz de Teatro, Dança e Animação, e estreia dia 4 de janeiro, com temporada até o dia 14 do mesmo mês, no CCBB Brasília.


No palco, quatro atrizes acompanhadas por flauta, violão e violoncelo traduzem as emoções sonoras de Bach por meio de composições célebres do artista, escolhidas a dedo para o primeiro encontro do público infantil com Bach. Enquanto isso, dançarinos se transformam em seres fantásticos, objetos e pessoas da época do musicista, ao ritmo da trilha sonora - que também tem efeitos especiais. A peça pode ser definida como uma viagem multissensorial que oferece a oportunidade de apresentar a música clássica aos meninos e meninas da mais nova geração.


"Bê a Bach nasceu como um espetáculo sem palavras, com muita música, movimento, formas e cores. Assim todos podem entrar nessa viagem musical, inclusive bebês", explica Marcelo Zurawski, um dos diretores da produção. O espetáculo foi pré indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, na categoria Melhor Peça Infantil do segundo semestre de 2017.

Embora o grupo Furunfunfum e a Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação já se conheçam há muito tempo, nunca tinham trabalhado juntos. Gostar de Bach, reconhecer que sua música provoca a imaginação e pode ser divertida foram os motivos que uniram as duas companhias. A música ao vivo e a pesquisa musical sempre marcaram as produções do Furunfunfum, e a dança e a manipulação de objetos, marcas dos espetáculos da Cia. Noz, possibilitaram os exercícios de imaginação que levaram à criação de "Bê a Bach".

A música de Bach pode ser tocada em qualquer tipo de instrumento musical (flauta, violão e violoncelo), mas também com novos instrumentos, virtuais (sintetizadores e processadores de efeitos). O espetáculo também mostrará um pouco de como se dançava na época que Bach viveu - a dança barroca - e também novos jeitos de se dançar.

FICHA TÉCNICA:

Direção Geral:Anie Welter e Marcelo Zurawski
Direção Musical: Marcelo Zurawski e Sérgio Zurawski
Arranjos e Trilha Sonora: Sérgio Zurawski
Design Sonoro: Bipolar Estúdio (Sérgio Zurawski)
Elenco: Aline Alves, Anie Welter, Nathalia Kwast e Renata Maciel
Elenco Stand in:Maiara Roquetti
Músicos: João Guilherme Figueiredo, Marcelo Zurawski e Sérgio Zurawski
Músico Stand in: Marcio Guedes Correa
Iluminação: Kleber Montanheiro
Figurinos:Amarilis Arruda
Cenografia, Adereços e Bonecos: AnieWelter
Maquiagem e Visagismo dos bonecos: Nathalia Kwast
Ateliê Criativo: Daniel Sapiência, Fe Kokotch, Paulo Olyva e Carlos Welter
Assessoria Pedagógica: Paula Zurawski
Assessoria Dança Barroca: Raquel Aranha e Clara Couto
Design Gráfico: Gabriel Victal
Fotos: Vitor Vieira
Estagiário de Fotografia: Fellipe Oliveira
Direção de Produção: MoviCena Produções (Jota Rafaelli e Rafael Petri)
Assistente de Produção: Luciana Venâncio
Assessoria de Imprensa: Tato Comunicação e Marketing
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Saiba mais sobre as Cias

Furunfunfum

Furunfunfum é a onomatopéia de um toque de sanfona, podendo significar também festa, bagunça, farra, folia... Nosso teatro é um pouco como um baile de forró ou um show de rock, onde a participação do público faz parte do espetáculo. Utilizamos em nossas montagens várias técnicas e estilos teatrais e, como os atores ambulantes podemos apresentar nossos espetáculos em qualquer lugar onde haja um público disposto a compartilhar um emocionante encontro teatral. É difícil dizer se fazemos teatro infantil também para adultos ou teatro adulto também para crianças! Melhor é dizer teatro para todos os públicos. Faz 25 anos que estamos "furunfunfando" por aí e ganhamos vários prêmios, no Brasil e no exterior.

Cia. Noz

A Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação desde 2004 trabalha com diferentes linguagens e faz pesquisas com atores e objetos, misturando, com muita criatividade, interpretação, dança, música, artes plásticas e animação. Por isso é uma companhia muito contemporânea! Foi umas das primeiras companhias brasileiras a incluir os bebês e crianças bem pequenas como público de seus espetáculos. Os nomes de suas peças são muito divertidos: Oras Bolas (2005),  100 + Nem Menos(2009), POP (2011),  Cocô de Passarinho (inspirado na obra de Eva Furnari, 2013) e O Sonho de Maria Luisa (2015).

Serviço:

Bê a Bach - De 4 a 14 de janeiro
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Local: Teatro I
Horário: Quintas, às 15h; Sexta a Domingo, às 15h e às 17h
Duração: 50 minutos
C.I.: Livre
Centro Cultural Banco do Brasil - DF
Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF  Tel.: 61 3108-7600

Cadastre seu evento

Publique gratuitamente seu evento no site Agenda Cultural Brasília

Cadastrar
Forum de Cultura.jpg
Criador de sites 300x250.png
Coberturas agenda.gif
picasion.com_c1dad0ffc4421800d6c24ad2d93a7d8c.gif